EL SALVADOR SURF: THE ULTIMATE GUIDE

El Salvador é uma das melhores localizações do mundo para surfar com perfeitas ondas de surf. Mas há mais em El Salvador do que apenas direitos perfeitos. Há canhotos, quebras de ponto, quebras de praia, bocas de rios, recifes e lajes. Adicione a essa consistência e facilidade em encontrar uma onda não convertida. El Salvador é um ponto de surf de grau A.

El Salvador tem 320 km de costa do Pacífico, com muitas quebras de surf incríveis proporcionando ondas suficientes para manter todos felizes. Os spots de surf não lotados oferecem mais de 300 dias de excelentes condições de surf e de água quente. Para surfistas iniciantes e avançados, aqui estão os melhores spots de surf em El Salvador.

Punta Roca


Alguns dizem que Punta Roca é uma das melhores ondas da América Central; outro é o melhor. Muitas vezes é comparado a J-Bay, Noosa e outros pontos de destaque à direita, no fundo do poço. De qualquer forma, para surfistas avançados, suas viagens não são completas sem pelo menos uma visita a essa onda de classe mundial. A onda corre por mais de um quarto de milha em um ritmo uniforme com várias seções de barril.




El Sunzal


O Sunzal é um ponto de quebra suave e as paredes inclinadas são boas para o longboard e para aprender a surfar. A onda é ótima para surfistas com mais níveis de experiência, e você pode fazer passeios muito longos. Mas essa onda fica muito pesada em grandes ondas e, portanto, tome cuidado nessas condições.




El Zonte


El Zonte é um dos melhores lugares para aprender a se levantar em uma prancha de surfe, devido à abundância de água branca. Mas surfistas intermedios e avançados também aproveitarão as ondas curtas, mas divertidas, da direita e da esquerda do El Zonte. Este local quebra bem, sejam quais forem as condições, e você tem uma vista deslumbrante dos promontórios da praia. O cenário é verdadeiramente espectacular, com um enorme penhasco apoiado por montanhas, e tudo isso contribui para uma verdadeira jóia de um local.




La Bocana


La Bocana, um dos locais favoritos, é o melhor onda esquerda de El Salvador. A foz do rio esculpe a areia em longas e ocos esquerdas e direitos curtos, mas precisa de um tamanho decente e de marés mais altas. A esquerda tem uma zona de decolagem rápida e é uma onda muito poderosa que se acumula na seção interna quando fica rasa e mais perto das rochas na parte inferior. Ele também tem uma onda certa que também é muito rápida e poderosa, mas o percurso é mais curto e até mais agitado que a onda esquerda. É recomendado para surfistas avançados.




Las Flores


Las Flores é uma quebra de ponto de direita muito consistente. Ele quebra mecanicamente com uma decolagem oca na maré baixa e longas viagens até 300m. Em um grande dia, é uma onda séria para surfistas experientes (foi comparado a Jeffrey's Bay e Bells), e a decolagem é fundamental. Em dias mais curtos, Las Flores é um ponto de areia clássico, com longas faces abertas e seções de parede comparáveis ​​a um bom dia em Rincon ou Noosa.




Punta Mango


Punta Mango é outra onda de classe mundial. Este poderoso ponto-break à direita é melhor para os surfistas avançados, mesmo quando é pequeno, devido a correntes fortes e rochas interiores pouco profundas. Só é acessível por barco ou por um veículo 4x4; e não tenha esperanças, não há mangas à vista - recebeu esse nome por causa da praia vizinha chamada Playa Mango.




Mizata


Mizata é uma excelente pausa devido à sua consistência (quase sempre tem ondas), a variedade (4 diferentes áreas de surf a 800 metros) e a falta de multidões. A variedade de Mizata inclui a quebra de pontos (direita), os recifes (esquerdas e direitos), as quebras de praia (esquerdas e direitos) e a laje (direita). Mizata é para surfistas intermediários e avançados.




K59/K61


Embora menos conhecida do que suas contrapartes de paralelepípedos de alto perfil, Punta Roca e Punta Mango, o ponto de pedras de calçamento do K59 é uma das melhores ondas destras em El Salvador. Apenas uma curta caminhada pela praia rochosa é o K61, outro point break com pedras que pode ser um pouco mais desafiador do que o K59. As vistas das montanhas em torno de k59 são impressionantes.




Palmarcito


Palmarcito é uma pequena praia de areia entre duas falésias. O surf é menos consistente do que outros spots de surf em El Salvador, tornando-se um ótimo lugar para surfistas iniciantes e intermediários.




Conchalio, Cocal e San Blas


A Playa Conchalio é um trecho de praia de quase um quilômetro de extensão perto de Punta Roca, que abriga uma onda rápida e brilhante que brilha durante a estação seca, quando os ventos offshore realmente abrem os barris. Conchalio é muitas vezes surfado quando está vazio em qualquer outro lugar, porque mesmo a dois pés ou menos ainda é completamente surfável.




La Paz


La Paz é a parte interna de Punta Roca. É o lado mais fácil e suave da onda e tende a atrair os surfistas ainda não prontos para as ondas mais sérias a algumas centenas de metros ao norte. Embora seja suave, ainda é uma excelente onda e um ótimo lugar para surfar.





Estalagens em El Salvador

Quando devo vir? (por temporada)


A temporada de surf corre o ano todo com ondas consistentes vindas do sul do Pacífico. Então, qualquer hora é uma boa hora para vir a El Salvador. Mas, se você está procurando por ondas maiores, algumas épocas do ano são melhores que outras. A costa de El Salvador está voltada para o sul, de modo que só aumenta o sul e o sudoeste - o que significa que a energia de verão atinge a costa de El Salvador em um ângulo fantástico, gerando ondas pontuais bem definidas e praias radicais. A primavera até o outono é a melhor época do ano para ondas, e não se surpreenda se você tiver sorte com um swell que dê um nó em seu estômago. INVERNO O inverno é a estação seca, que vem acompanhada de surfe menor. Este é um ótimo momento para surfistas iniciantes e de baixa intermediação. Também é um ótimo momento para fugir do frio na América do Norte e na Europa! PRIMAVERA A primavera é a época de glória de El Salvador. Como é o final da estação seca, não é muito chuvoso, e a chegada dos primeiros swells do sul do ano mostra os pontos de fogo em todos os cilindros. Março a maio é o ponto ideal de acordo com os viajantes frequentes. VERÃO O verão é a estação das chuvas e também quando o maior surfe chega do hemisfério sul. Se você estiver viajando durante o verão, traga sua capa de chuva e espere ver a arrebentação em alguns pontos que ocasionalmente crescem para 15 pés ... e segure. OUTONO A estação das chuvas começa a cair no final do outono, mas isso não quer dizer que você ainda não irá acontecer em ondas incríveis e algum tempo selvagem.




Temperatura da água


Temps de água mudam muito pouco, permanecendo em um constante 80F durante todo o ano, por isso não se preocupe com muita borracha de embalagem - talvez um colete ou um springsuit se você é de pele fina - mesmo no auge do inverno.




Quando devo vir? (por nível de surf)


PARA SURFISTAS EXPERIENTES Para surfistas experientes em busca de ondas maiores nas quebras de classe mundial, as melhores condições geralmente são de abril a outubro (às vezes em março e novembro também). Esses swells levam a ondas de 6 a 10 pés ou mais e seguram! Ondas de tamanho médio de 3-5 pés são um tamanho grande em El Salvador, pois é um tamanho onde se sente "em todos os lugares" está trabalhando a partir dos pontos de quebra para os recifes para as quebras de praia. Dias como estes são regulares, durante todo o ano. As ondas ainda são divertidas de novembro a março com muitos dias de 3-4 pés que é um tamanho divertido para as várias opções de quebra de praia e algumas das quebras de ponto também. Às vezes, um swell maior (4-6 pés) ainda pode passar por essa época do ano também. PARA SURFISTAS INTERMEDIÁRIOS Para surfistas intermediários que querem ondas gerenciáveis, as melhores condições são geralmente de outubro a abril (as ondas geralmente variam de 2 a 5 pés). Você ainda pode encontrar dias gerenciáveis ​​durante a maior temporada de ondas, de abril a outubro. No entanto, planejaremos as sessões de surf em torno da melhor localização para você e para as marés corretas. Meados de dezembro a meados de fevereiro é tipicamente o menor período de ondas do ano, com a maioria dos dias em torno de 2-3 pés. Esta ainda é uma época do ano super divertida, pois é o melhor tempo (sempre ensolarado e quente) e a água é a mais clara. PARA SURFISTAS INICIANTES Para surfistas iniciantes que querem ondas pequenas e seguras para aprender, as melhores condições são geralmente de outubro a abril. Você ainda pode encontrar dias gerenciáveis ​​durante a maior temporada de ondas, de abril a outubro. No entanto, planejaremos as sessões de surf em torno da melhor localização para você e para as marés corretas. Dezembro a março é um ótimo momento para visitar devido à combinação de ondas menores (ideal para aprender) e ótimo clima.





Outra Informação